sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Animus e Anima

Durante a caminhada matinal, percebi uma casinha quebreda de João de Barro no alto de um poste e lembrei do que me contaram uma vez:

"O João de Barro é um pássaro muito inteligente, faz sua casinha com barro e pequenos fios de palha. Depois de tudo pronto, corteja uma fêmea e 'casa' com ela. Ele é fiel à ela, vivem os dois juntinhos para todo o lado. Mas ele não aceita ser feito de bobo, caso a 'Joana de Barro' o traia, ele bate nela, a tranca dentro de casa e fecha a entrada da casinha com barro, deixando ela morrer sufocada lá dentro!"

Achei isso interessante e absurdo ao mesmo tempo. O pássaro é considerado  um ser irracional, mas tem seu nível de inteligência. O ser humano é considerado inteligente, mas por vezes age com irracionalidade.

Quantas histórias ouvimos de apego à pessoas que resolveram partir para não mais voltar ou de pessoas a reclamar pelas atitudes possessivas de pareiros(as)?! Penso que, como os animais irracionais - pois todos somos animais, em graus evolutivos distintos - somos apegados à coisas e à pessoas: meu carro, minha esposa, meu território, no caso dos animais e humanos também...

O ideal seria desapegar desses conceitos ligados ao Anima e nos ligar aos conceitos elevados do Animus. Em breve postarei mais textos sobre esses dois conceitos.